Preguntas comunes

O que e temperado e Revenido?

O que é temperado e Revenido?

O tratamento térmico tempera e revenimento é um tipo de serviço que visa aumentar a resistência do aço. O processo de têmpera eleva a resistência do material, por meio da austenitização do aço até a temperatura ideal, para, posteriormente, ocorrer um resfriamento rápido.

Como é o processo de revenimento?

Os processos de revenimento são um método de tratamento térmico onde uma peça temperada ou normalizada é submetida por reaquecimento abaixo da zona crítica e depois por um resfriamento adequado. Sendo assim, o processo de revenimento tem como objetivo o de ajustar as propriedades mecânicas.

É possível temperar aço inox?

O processo de tempera de aço inox proporciona ao aço propriedades muito sólidas de dureza e resistência mecânica. A tempera de aço inox consiste no aquecimento do aço até fazê-lo atingir a temperatura de austenitização, que ocorre entre 815˚C e 870˚C.

Como temperar o aço inox 420?

O tratamento deve ser feito entre 600 – 650ºC por no mínimo 2 horas. Resfriar lentamente no forno até 300ºC e a seguir em ar calmo. Têmpera: Austenitizar em temperatura próxima de 1025ºC. Aquecer por 1 hora para cada 25 mm de espessura e adicionar 1 hora para cada 25 mm adicionais.

Qual é o objetivo do revenimento?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos …

O que é o processo de têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.

O que é o processo de revenimento?

Qual o tempo de revenimento?

1h e 3h
Processo de revenimento A temperatura de revenimento normalmente situa-se entre 150°C e 600°C e o tempo de processo entre 1h e 3h. Todavia, quanto maior a temperatura empregada, mais o revenimento tenderá a reduzir a dureza original obtida na têmpera.

Como temperar o aço inox 304?

O aço inox 304 não pode ser endurecido por tratamento térmico. O tratamento ou recozimento da solução pode ser feito por resfriamento rápido após aquecimento a 1010-1120º C.

Como aumentar a dureza do inox?

A nitretação a plasma é um procedimento com o objetivo de aumentar a dureza do material de aço, prolongando assim a resistência dela à corrosão. Ela é feita sobre uma camada de óxido existente em todo aço que evita que ele enferruje.

Qual aço inox para cutelaria?

1070/1075– Os aços 10 70 e 1075 são muito semelhantes, com teor de carbono entre 0,70% e 0,80%. Ambos possuem ótimo desempenho para confecção de lâminas para facas de época, réplicas de facas antigas e também são muito utilizados na cutelaria em composição com outros aços para obter barras de aço damasco.

Qual aço inox não enferruja?

O Aço Inox AISI 304 pertence à família dos Austeníticos, enquanto o Aço Inox AISI 430 pertence à família dos Ferríticos. Isso significa que o 304 é composto basicamente por ferro, cromo (pelo menos 18%) e níquel (8%), o que garante a alta resistência à oxidação e corrosão, a boa conformabilidade e boa soldabilidade.

Como funciona o processo de têmpera?

O processo de têmpera eleva a resistência do material, por meio da austenitização do aço até a temperatura ideal, para, posteriormente, ocorrer um resfriamento rápido. Assim, é possível chegar às condições adequadas para a transformação martensitica;

Como evitar o resfriamento pós-têmpera?

No resfriamento pós-têmpera pode ocorrer a transformação da austenita retida em martensita, exigindo novo revenimento. Recomenda-se o duplo revenimento para aços ferramenta e aços de alto teor de carbono em geral, com o objetivo de garantir tenacidade e estabilidade dimensional. Não é fácil detectar austenita retida.

Qual a temperatura ideal para resfriamento pós-revenido?

No segundo tipo, que ocorre na faixa de 250 a 570 ºC), recomenda-se revenir acima de 600 ºC. O resfriamento pós-revenido deve ser rápido para minimizar a permanência na faixa de temperaturas de fragilização.

Como fazer o resfriamento pós-revenido?

O resfriamento pós-revenido deve ser rápido para minimizar a permanência na faixa de temperaturas de fragilização. À medida que aumenta o teor de carbono do aço, diminuem as temperaturas Mi e Mf, aumentando assim a tendência à formação de austenita retida como consequência da têmpera.