Más popular

Como se caracteriza a literatura cubista?

Como se caracteriza a literatura cubista?

Ilogismo: Os textos cubistas são caracterizados pela exclusão da lógica formal, onde o pensamento não é racional, ele surge entre o consciente e o inconsciente do autor. Linguagem caótica: Utiliza-se uma linguagem caótica, onde não há uma lógica, as palavras são soltas e dispostas de forma aleatória.

O que foi o cubismo na literatura?

O cubismo deveria aliar as ideias de destruição dos futuristas ao desejo de criar algo novo. Na literatura, eles usaram a falta de lógica, o uso do simultâneo, o fascínio pelo instantâneo e o humor. Eles queriam criar novas perspectivas e manter os objetos em permanente relação.

O que expressa o cubismo?

Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Cubos, cilindros e esferas são algumas das formas usuais no cubismo, que se distingue da arte abstrata pelo uso concreto de todas as formas.

Por que o movimento cubista é chamado de vanguarda?

O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Abrangeu sobretudo as artes plásticas e influenciou a literatura.

Quais são as características do futurismo?

O futurismo é um dos movimentos artísticos de vanguarda ocorridos na Europa do início do século XX. Assim, o movimento é conhecido pelo seu radicalismo ao propor a “destruição do passado”. São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente.

Quais as características do Dadaísmo na literatura?

Características do Dadaísmo na literatura – Irreverência artística; – Protesto contra a guerra, o capitalismo e o consumismo; – Caráter pessimista e irônico, principalmente em relação à política; na composição das obras de arte.

O que é o expressionismo na literatura?

O Expressionismo é marcado pela subjetividade do escritor, despreocupado quanto à organização do texto em estrofes, onde é feita uma análise meticulosa do subconsciente dos personagens, utilizando-se de metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, utiliza uma linguagem direta e com frases curtas.

Qual a principal característica dos movimentos pontilhismo e cubismo?

Principais Características A decomposição das cores e da luminosidade enquanto forma de criar dimensão e profundidade, bem como a preferência por realizar as pinturas ao ar livre a fim de captar a luz e cor, também são tributárias aquele movimento. Isso porque a alteração prismática da cor realça as impressões e tons.

Qual era a proposta visual do cubismo?

O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

O que é o dadaísmo?

Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX. Seu nome é derivado da palavra dadá, que pode ter múltiplos significados e não significar coisa alguma. Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais.

Quais são os requisitos para uma literatura cubista?

Entre os nomes mais influentes do Cubismo Literário se encontra o Guillaume Apollinaire. Os requisitos principais para que tenhamos uma literatura cubista são: Supressão da continuidade cronológica (é necessário que se misture o presente, o passado e o futuro, sem aviso prévio ao leitor);

Quem é o idealizador da literatura cubista?

O poeta francês Guillaume Apollinaire (1880-1918), que, em 1913, lançou o seu manifesto da literatura cubista, é o principal idealizador desse tipo de literatura na Europa.

Qual a influência do cubismo na literatura brasileira?

Na literatura, eles usaram a falta de lógica, o uso do simultâneo, o fascínio pelo instantâneo e o humor. Eles queriam criar novas perspectivas e manter os objetos em permanente relação. Cubismo na Literatura Brasileira. No Brasil, a influência do cubismo surge nas obras de Oswald de Andrade. Veja o poema “Hípica”: Saltos records

Quem foi o fundador do cubismo?

Essa obra apresenta influências visíveis das esculturas africanas e das pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne. Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista. Com o cubismo teremos um tratamento geométrico das formas da natureza.