Contribuyendo

Como usar proclise mesoclise Enclise?

Como usar próclise mesóclise Enclise?

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.

  1. Em próclise: pronome colocado antes do verbo;
  2. Em ênclise: pronome colocado depois do verbo;
  3. Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

O que é mesóclise exemplos?

Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise – pronome antes do verbo e Ênclise – pronome depois do verbo. Exemplos: Desenhar-te-ei nos meus sonhos.

O que é próclise e exemplos?

Próclise = pronome antes do verbo – Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. – Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que.

Quando posso usar Enclise?

A ênclise pode ser considerada a colocação básica do pronome, pois obedece à sequência verbo-complemento. Assim, o pronome surge depois do verbo. Emprega-se geralmente: a) Nos períodos iniciados por verbos (desde que não estejam no tempo futuro), pois, na língua culta, não se abre frase com pronome oblíquo.

Quando ocorre a Proclise?

Próclise é quando o Pronome Oblíquo Átono é posicionado antes do Verbo. O uso de Próclise é recomendado: Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: Ele está me ajudando muito.

O que significa uma mesóclise?

Mesóclise é um tipo de colocação pronominal utilizado raramente nas produções textuais em geral, sendo mais reservada para obras literárias clássicas ou discursos com tom bastante formal. Normalmente, usamos a próclise ou ênclise, que é quando o pronome está inserido, respectivamente, antes ou depois do verbo.

Quando não usar mesóclise?

Não ocorre mesóclise se houver alguma situação que justifique o uso da próclise, ou seja, do adiantamento do pronome, como a presença de uma palavra negativa, de uma conjunção subordinada, de um pronome relativo, interrogativo, indefinido e demonstrativo, entre outros.

Quando é usado a próclise?

A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

Quando não pode usar ênclise?

Quando não usar ênclise? Não deverá ser usada a ênclise quando houver uma palavra atrativa que justifique o adiantamento do pronome: Palavras negativas: Nunca me falaram sobre isso… Também não ocorre ênclise em verbos no particípio.