Porque Iemanja e chamada de Janaina?
Porque Iemanjá é chamada de Janaína?
Também conhecida por Janaína, a Orixá, proveniente dos rituais africanos, principalmente do Candomblé e da Umbanda; é sincretizada religiosamente como Nossa Senhora dos Navegantes. O nome Iemanjá ou Yemanjá deriva da expressão iorubá “Yéyé Omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhos são peixes”.
Qual é a história de Iemanjá?
O nome Iemanjá significa a mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou.
Como foi que Iemanjá morreu?
Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu.
Quem é mãe Iemanjá?
Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.
Pode ter imagem de Iemanjá?
A imagem O segredo é enfeitar bastante sua rainha. Depois que os pés estiverem devidamente decorados com os patuás, é hora de encher a Iemanjá com colares. Ela é vaidosa e adora a cor azul. Usando essas duas referências, orne a imagem.
Qual é o significado do nome Janaína?
Janaina: Significa ‘protetora do lar’, ‘deusa do mar’, ‘rainha do mar’, ‘mãe dos peixes’ ‘sereia dos rios’. Janaina…
Quais são os orixás que são filhos de Iemanjá?
Com Iemanjá, vieram mais dois orixás yorubanos, Oxum e Anamburucu (Nanamburucu).
Como se manifesta com Iemanjá?
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde «Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)».
Como Iemanjá escolhe seus filhos?
Como são pessoas presas ao arquétipo da mãe, a família e os filhos têm grande importância na vida dos filhos de Yemanjá. Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam – o destino de todos estariam sob sua responsabilidade.
Quem são os orixás filhos de Iemanjá?
Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.
Qual poder de Iemanjá?
Iemanjá simboliza a energia geradora, força da natureza, a fecundidade e o amparo materno, pois é a Mãe da Vida. Iemanjá, além de ser a protetora dos pescadores e jangadeiros, rege as casas e os lares das pessoas, dando o sentido de união a uma família e gerando o sentimento de amor e afeto por um ente querido.
Quantos filhos de Iemanjá teve?
Foi casada pela primeira vez com Orunmyila, senhor das adivinhações, depois com Olofin-Oduduá, Rei de Ifé, com quem teve dez filhos, que se tornaram Orixás.
Porque Iemanjá e A Rainha do Mar?
Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô e este, com um raio, partiu a montanha no meio. O rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a orixá tornou-se a rainha do mar.
O nome Janaína é uma palavra indígena de origem tupi, derivado do termo “îandá una”, que significa “pássaro preto”. Na cultura afro-brasileira do candomblé, Janaína é nome de uma divindade iorubá, chamada de Iemanjá. Ela é um orixá, também conhecida como “rainha do mar” e “rainha dos peixes”.
Quem é o marido de Iemanjá?
A história de Iemanjá Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás. Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo.
Por que filha de Iemanjá não pode cortar o cabelo?
Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.
Qual o sincretismo de Iemanjá?
No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Pode ter imagem de Iemanjá em casa?
Além da demonstração de fé, a peça decorativa pode permanecer em sua casa o ano todo, dando bossa e reforçando nossa identidade cultural.
