Articulos populares

O que e a biodiversidade do Cerrado?

O que é a biodiversidade do Cerrado?

O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves (MMA, 2002). Acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas sejam endêmicas.

Qual a importância da biodiversidade do Cerrado?

Reconhecido como um hotspot global de biodiversidade, o Cerrado destaca-se pela abundância de espécies endêmicas, abrigando aproximadamente 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas, das quais 34,9% (4.208) são endêmicas¹. …

Como podemos descrever a biodiversidade no Cerrado?

A biodiversidade do Cerrado é tão grande que se assemelha a formações florestais densas. 837 espécies de aves vivem no cerrado, sendo 29 endêmicas. Das 194 espécies da macrofauna, 14 são endêmicas. Mais de 14 mil espécies de insetos vivem no cerrado, representando cerca de 47% da diversidade de insetos do Brasil.

Qual a importância do bioma Cerrado é porque conservar?

O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.

Qual o papel do Cerrado?

Assim, o espaço geográfico ocupado pelo Bioma Cerrado desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes bacias/regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano, fenômeno apelidado de “Efeito Guarda-Chuva”.

O que é a biodiversidade brasileira?

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.

Qual é importância do Cerrado?

Esse bioma possui grande importância social, para comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, que extraem do Cerrado a sobrevivência de suas famílias, com uso do conhecimento tradicional.

Como é a biodiversidade no Pantanal?

O Bioma abriga cerca de 650 espécies de aves , 260 de peixes , 100 de mamíferos e perto de 50 de répteis . O turismo ecológico é uma das atividades que movem a economia do pantanal. Gera renda para os moradores e para os donos de terras, além de conscientizar sobre a importância de conservar a flora e a fauna.

O que tem no Cerrado?

A vegetação do Cerrado é caracterizada por árvores com troncos tortuosos, arbustos e gramíneas. O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 11.627 espécies de plantas nativas, sendo, aproximadamente, 4.400 espécies endêmicas (existentes apenas nesse bioma).

Qual a importância da preservação do bioma?

Biomas brasileiros e sua biodiversidade Cada um desses ambientes abriga uma diversidade enorme de vegetação e de fauna. A biodiversidade presente nesses biomas está diretamente relacionada com a manutenção esse meio ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico.

O que devemos preservar o Cerrado?

Evite fogueiras e, caso seja inevitável, tome os devidos cuidados e tenha certeza de apagá-la totalmente ao finalizar. Respeite a paisagem, os animais e plantas. Seja gentil com os moradores locais e com outros visitantes, mesmo que eles tenham hábitos diferentes dos seus.

Qual a diversidade de espécies do Cerrado?

O Cerrado contém 13,4% de todas as espécies de plantas na região neotropical e 1,5% de todas as espécies de plantas do mundo. A grande diversidade de habitats resulta em transições notáveis entre as diferentes tipologias de vegetação.

Qual a vegetação principal do Cerrado?

A vegetação principal do Cerrado é a do cerrado sensu lato, que cobre cerca de 85% da área total. O restante da província do Cerrado é ocupado pelos outros tipos de vegetação e também por corpos d’água.

Como ocorre a presença do Cerrado no Brasil?

A presença do Cerrado no Brasil é determinada especialmente pelo fator climático. Esse bioma se encontra no clima tropical, com pluviosidade média a alta, entretanto, com duas estações muito bem definidas, uma de seca, durando cerca de cinco meses no meio do ano, e uma chuvosa, correspondendo ao restante dos meses.

Quantos mamíferos vivem no cerrado?

Um total de 251 espécies de mamíferos vive no Cerrado, juntamente com avifauna rica, que compreende 856 espécies. A diversidade de peixes (800 espécies), répteis (262 espécies) e anfíbios (204 espécies) também é elevada. Por essas razões, em termos biológicos, o Cerrado é considerado uma das regiões de savana tropical mais ricas do mundo².