Porque Urupes?
Porque Urupês?
O título vem do apelido que essa personagem tem, “urupê” – que é uma espécie de fungo parasita. O Jeca Tatu é o representante máximo do caboclo que vive na lei do menor esforço, alimentando-se e curando-se daquilo que a natureza lhe oferece.
Onde se passa o conto Urupês?
Urupês, obra de Monteiro Lobato, não contém uma única história, mas vários contos e um artigo, quase todos passados na cidadezinha de Itaoca, no interior de SP, com várias histórias, geralmente de final trágico e algum elemento cômico.
O que retrata a obra Urupês?
Urupês é basicamente uma série de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana e mundana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições. Dois homens conversam sobre faróis, e um deles conta sobre a tragédia do Farol dos Albatrozes, onde passou um tempo com um dos personagens da trama: Gerebita.
Em que ano Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu?
Conhecido por sua fina ironia, o escritor Monteiro Lobato costumava brincar ao dizer que seus livros não passavam de «umas tantas lorotas que se vendem». Agora, uma das principais «lorotas» de Lobato completa um século de vida: o livro de contos Urupês, editado em 1918, tornou famoso o personagem Jeca Tatu.
Por que Urupês é uma obra Pré-modernista?
b) É uma obra pré-modernista, de caráter surrealista, já que o autor emprega um símbolo – o «urupês», gigante cupinzeiro – dentro do qual circulam a personagens e ocorrem os fatos.
Por que Pré-modernismo?
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
Como é o ambiente espaço que se passa a história do conto bucólica?
No conto “Bucólica”, a detalhada descrição do cenário ressalta o espaço rural: casebres de palha, mulheres lavando roupas à beira do rio, mulheres carregando lenha, “caboclas” (LOBATO, 2009, p. 102) e uma linguagem própria da região: “Sinh´Ana, bom dia!
Onde e quando nasceu Monteiro Lobato?
Taubaté, São Paulo, Brasil
Monteiro Lobato/Place of birth
O que é urupê?
Significado de urupê [Brasil] Cogumelo poliporáceo, também chamado orelha-de-pau.
Porque Monteiro Lobato criou o Jeca Tatu?
Movimento sanitarista Paulo, (1914), Lobato pensa o caboclo como uma praga nacional: funesto parasita da terra (…) homem baldio, inadaptável à civilização (…), responsabilizando-o pelos problemas da agricultura. Monteiro Lobato aderiu à campanha com o seu personagem Jeca Tatu.
Qual foi a primeira formação de Monteiro Lobato?
Monteiro Lobato fez seus primeiros estudos em sua cidade natal. Em 1896, com 14 anos, foi estudar em São Paulo no Instituto de Ciências e Letras. Em 1898 ficou órfão de pai e logo em seguida, perdeu sua mãe, ficando aos cuidados do avô.
Porque Monteiro Lobato é considerado um modernista que negava o próprio modernismo?
Sua concepção da arte se distanciava do Modernismo de tal modo que a «paranoia» usada no título vem da ideia de que a nova arte seria mais sincera em manicômios, já que só poderia ser fruto de uma lógica psicótica.
Qual é a história de um urupê?
Urupês, obra de Monteiro Lobato, não contém uma única história, mas vários contos e um artigo, quase todos passados na cidadezinha de Itaoca, no interior de SP, com várias histórias, geralmente de final trágico e algum elemento cômico.
Como nasceu a obra Urupês?
A obra Urupês, de Monteiro Lobato, nasceu da revolta do autor contra os sertanejos brasileiros, responsáveis, segundo ele, pelo constante incêndio nos campos
Quais são os contos da obra Urupês?
Na maioria dos contos da obra Urupês se encontra histórias de um realismo fantástico, envolvidas por assassinatos, suicídios, necrofilia, traições, além de questões políticas, tais como a luta por poder das pequenas cidades, aqui chamadas por Lobato de Itaoca, entre coronéis fazendeiros, voto de cabresto etc.
