Blog

Como usar a virgula no MAS?

Como usar a vírgula no MAS?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção «mas» marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como «porém» , «todavia» e «entretanto». Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Como usar MAS?

Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

Tem vírgula depois do ou?

[se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa: Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo. Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.

Tem vírgula depois de todavia?

Entretanto e todavia são conjunções. Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula. Quando estão deslocadas na frase, devem aparecer entre vírgulas, pois há intercalação.

Pode começar um parágrafo com no entanto?

As outras assim chamadas conjunções adversativas [portanto, entretanto, contudo, todavia, não obstante] são na verdade “advérbios que estabelecem relações interoracionais ou intertextuais” (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, 2001:322), podendo por isso dar início a um novo parágrafo, ao contrário de mas e porém.

Tem vírgula depois do visto que?

A expressão visto que é, como o consulente igualmente refere, considerada como locução conjuncional causal, por vezes com sentido explicativo. A relação que se estabelece entre a subordinante e a subordinada causal é de grande contiguidade pelo que será de evitar o uso de ponto e vírgula.

Tem vírgula depois de em breve?

O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.

Quando se usa a palavra Todavia?

Usa-se para introduzir uma oposição ou restrição ao que foi dito (ex.: parece um caso desesperado, todavia não perdemos a esperança). 2. Contudo; não obstante; porém; apesar disso; ainda assim.

Como se dá o uso da vírgula?

Veja como se dá o uso da vírgula em cada uma delas: 1) Relação de oposição entre as orações. A vírgula é obrigatória quando a conjunção «mas» marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como «porém» , «todavia» e

Por que elas aparecem entre vírgulas?

São utilizadas para ratificar ou explicar algo dito anteriormente, juntamente com expressões como isto é, ou seja, por exemplo, a meu ver. Por isso, elas aparecem entre vírgulas. Veja os exemplos: A Holanda, por exemplo, é um local onde a maioria da população fala inglês.

Como usar a vírgula no lugar do termo não repetido?

Já nos casos em que precisamos isolar o número de um endereço, usa-se a vírgula antes dos algarismos, como: Rua dos Jacarandás, 345. Zeugma é um tipo de elipse utilizado para não se repetir termos de uma oração. Para indicá-la é preciso utilizar uma vírgula no lugar do termo não repetido, como no exemplo:

Como colocar a vírgula antes e após a frase?

A vírgula é colocada antes e após o aposto (termo utilizado para tecer explicações ou definições sobre um substantivo da frase). Veja: Matheus , o professor de química , me mandou e-mail ontem.