Articulos populares

Porque o titulo da obra e O Alienista?

Porque o título da obra e O Alienista?

Evarista, uma mulher por volta dos vinte e cinco anos e que não era nem bonita e nem simpática. O médico a escolheu por julgá-la capaz de lhe gerar bons filhos e de pensar, que apesar de tal não ter acontecido, que ela tinha origem alienista, daí a origem do título, mas ela acaba não tendo nenhum.

Qual a principal crítica abordada no livro O Alienista?

No livro O Alienista, por meio da personagem principal, Machado critica as questões éticas do ser humano na época em que estava vivendo, não só uma crítica ao estudo da psicologia humana, como uma crítica ao governo e ao comportamento social da época também, o qual pela falta de conhecimento e entendimento, fomentava a …

Qual é o tempo do livro O Alienista?

Os “tempos remotos” a que se referem às crônicas, pelas indicações dadas, se remontam à primeira metade do século XVIII (reinado de D. João V). A ação transcorre como já se viu, em Itaguaí, cidadezinha do Estado do Rio de Janeiro.

Quem conta a história O Alienista?

Esta é a grande questão proposta neste livro. Conto extenso, quase uma novela, «O alienista» é uma obra-prima da nossa literatura. Nessa narrativa Machado de Assis conta a história do eminente doutor Simão Bacamarte.

Quem é a esposa de Simão Bacamarte?

Dona Evarista
A personagem Dona Evarista é a esposa do Dr. Simão Bacamarte e sua primeira antagonista. simpática.» Muito comportada usa trajes do fim do século 19 com seus espartilhos, chapéus, sombrinhas e laçarotes em vestidos rodados e sapatos com saltos carrapetas.

Qual a crítica do Alienista?

Críticas ao cientificismo (e de certa forma, também ao naturalismo) e uma linguagem simples, cativante, constantemente citando ou se aproximando da crônica, O Alienista nos mostra os perigos do exagero em qualquer situação onde o julgamento deverá mudar, isolar ou classificar pessoas em um determinado grupo.

Quais foram os critérios usados por Bacamarte para a escolha de d evarista como esposa o que elas dizem sobre a sociedade naquele período?

Bacamarte apostou nas qualidades fisiológicas e anatômicas da esposa, que, no entanto, não lhe deu a descendência que esperava. Na sátira há também um certo Porfírio, apelidado de Canjica, o barbeiro, que liderou uma rebelião contra o alienista.

Como a loucura é vista no livro de Machado de Assis O Alienista?

A loucura, como vista por Machado de Assis d’O Alienista, é uma forma de controle que atinge os costumes e a política, adequando os interesses da razão iluminista e seu projeto de esclarecimento ao jogo de poder presente no aparelho político local.

Em que momento histórico Machado de Assis escreveu o livro O Alienista?

O Alienista. O alienista, publicado entre outubro de 1881 e março de 1882, é considerado um dos mais importantes contos de Machado de Assis. A partir da trajetória de Simão Bacamarte, protagonista da estória, Machado constrói um painel da sociedade brasileira de seu tempo, com seus valores, problemas e impasses.