Blog

O que e o belo artistico?

O que é o belo artístico?

O belo artístico é um produto do espírito, por isso só o podemos encontrar nos seres humanos e nas obras que eles produzem. Segundo Hegel, a Ideia do bem, da verdade e do belo completam-se, porque, em suma, só há uma Ideia. Conquanto as obras de arte sejam formas de lirismo, serão sempre arte com valor estético.

O que é belo na visão de Hegel?

O belo, para Hegel, é uma idéia do espírito artístico, ou seja, uma unidade imediata do conceito e de sua efetividade tal como ela se apresenta em seu aparecer para as nossas sensações.

Qual é a crítica de Hegel e Kant quanto ao conceito de Belo?

A crítica de Hegel a Kant está em ele compreender a natureza apenas em sua necessidade exterior. É a partir destas críticas que Hegel vislumbra a superioridade do belo artístico sobre o belo natural, assim como, no âmbito do natural, a natureza se encontra no nível da não-liberdade.

Quais são os pensamentos de Kant e Hegel sobre a filosofia do belo?

De acordo com Immanuel Kant, ainda no século XVIII, o belo está associado àquilo que agrada de forma universal. Porém, discordava com a definição de universalidade. Para Hegel o atingir o belo é um ideal, a beleza é encontrada quando o indivíduo tem seu espírito evoluído.

O que é belo para você?

O belo ajuda a nos orientar visualmente sobre aquilo que determinados como bom ou ruim. É a nossa comunicação visual intuitiva e que usamos a todo o tempo, mesmo quando não percebemos. Apenas aceitamos aquilo que nos agrada e rejeitamos o que não parece muito atrativo.

O que é belo na visão de Kant?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.

O que é o belo para Aristóteles?

Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. O que vai garantir beleza a uma obra, para Aristóteles, é a proporção, a simetria, a ordem, a justa medida.

Qual é o conceito de arte proposto por Susanne Langer?

Langer define a Arte como sendo a criação de formas simbólicas do sentimento humano. Distingue entre os símbolos discursivos da linguagem e os símbolos abertos apresentados ou «presentacionais» da obra de arte. O símbolo e o objeto simbolizado tem uma forma lógica comum.

Qual a crítica que Hegel faz a Kant?

Segundo Hegel, Kant sucumbe ao dualismo do sujeito e do objeto e, portanto, falha em sua missão crítica da razão, do Iluminismo e da própria modernidade. Kant postula que as determinações conceituais do sujeito pensante não podem jamais ser conhecidas como sendo aquelas do próprio ser.

Qual a diferença entre o pensamento de Kant e Hegel?

Kant é concebido como fiel à tradição platônica, na qual as leis resultam da razão pura e abstrata, de modo que enquanto para Kant as leis são fundadas em uma razão a-histórica, para Hegel a lei é a razão na História. As leis procedem da vontade; as máximas, do arbítrio.

O que é o belo no sentido da filosofia Kant?

O que é estética para Kant?

A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.