Preguntas comunes

O que e a catequese indigena?

O que é a catequese indígena?

Catequese foi sinônimo de empresa colonial, de força, de coerção, de imposição aos índios do medo e do respeito às autoridades coloniais.

Quem foi o responsável por catequizar os índios no Brasil e sob qual argumento?

E assim vieram os primeiros jesuítas, chefiados pelo Padre Manoel de Nóbrega, como missionários para catequizar os indígenas e trazer a palavra da Igreja para os portugueses residentes na colônia.

Como os índios viviam em aldeamentos?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Como a educação estava relacionada a catequese?

O papel da catequese nessa idade é o de levar o adolescente a uma revisão de sua própria vida. Apresentar Jesus Cristo como amigo levando o adolescente à admiração e até mesmo à imitação do Cristo. Isto é fundamental para proporcionar a base para uma autêntica educação na fé.

O que foi o aldeamento indígena?

Aldeamento é o nome dado ao processo de reunião de índios em aldeias que geralmente ficavam próximas a povoações coloniais, incentivando o contato com os portugueses. Os jesuítas nunca foram contrários ao trabalho indígena e, muito menos, à sua inserção no mundo colonial.

Como era o processo de catequização dos indígenas?

Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.

Quem escravizou os índios no Brasil?

Os indígenas foram primeiramente escravizados justamente por ser o único grupo disponível em grande quantidade para que os portugueses pudessem explorar. A escravização dos indígenas era mais barata, mas uma série de fatores tornavam-na mais complicada de sustentar-se.

Como os índios são representados?

Os indígenas e europeus são representados com distinções claras de civilidade. Deste modo, os povos nativos brasileiros se enquadravam no padrão das pessoas que necessitavam ser civilizadas, e por civilizar entendemos aderir aos costumes, religião, vestimentas e outros aspectos «aprovados» pelos portugueses.

O que foram os aldeamentos indígenas?

Aldeamento é o nome dado ao processo de reunião de índios em aldeias que geralmente ficavam próximas a povoações coloniais, incentivando o contato com os portugueses. No plano físico as aldeias eram organizadas seguindo padrões “mestiços”, híbridos, de disposição dialogal.

Como era o dia a dia nos aldeamentos?

Se no dia a dia dos aldeamentos pelo Brasil era comum a mistura de índios de etnias diferentes, ali em Ibiapaba isso aconteceria de forma natural, pois vários grupos, alguns bastante diferentes entre si, coabitavam o mesmo imenso espaço das serras.

O que foi a educação jesuíta?

As Escolas Jesuítas tinham como objetivo catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica. Desse modo, trataram de organizar o sistema educativo, pois eles viam a educação como ferramenta de domínio religioso e difusão da cultura europeia nas terras indígenas.

Como era a educação na época dos jesuítas?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Qual seria a catequese dos índios na Bahia?

A catequese dos índios seria uma quimera enquanto não se organizassem os aldeamentos, com regime próprio e autoridade. As primeiras tentativas de formação das aldeias indígenas ocorreram na Bahia. Elas foram a modalidade mais eficaz e original de colonização aplicada no Brasil, primeira semente das célebres reduções jesuítas.

Como os índios trabalharam com os colonos?

Entretanto, os efeitos dessa política eram tão agressivos e aniquiladores da identidade nativa que, não raro, os índios preferiam trabalhar com os colonos, apesar de serem atividades mais rigorosas, pois estes pouco se envolviam com seus valores, deixando-os mais livres.

Por que os índios moravam em casas compridas?

Vários cronistas da época relatam que os índios, antes da conversão, moravam em casas compridas — as ocas — cuja superfície era de trezentos ou quatrocentos palmos por cinqüenta de largura; suas paredes eram de palha e o teto recoberto de folhas de palmeiras. Dentro delas viviam esparramados indistintamente cerca de cem a duzentos silvícolas.

Como era preciso observar os modelos de enquadramento dos povos indígenas?

Era preciso recuar no tempo para observar os modelos de enquadramento dos povos indígenas na sociedade colonial anteriores ao diretório pombalino e notar a primazia dada à conversão do índio noutros contextos.