Blog

Como combater cercosporiose no cafe?

Como combater cercosporiose no café?

Três grupos fungicidas são os mais eficientes contra a cercosporiose: os cúpricos, as estrobilurinas e os tiofanatos. Com eficiência média se situam produtos ditiocarbamatos (maneb, mancozeb) e o triazol tebuconazole.

O que combate a cercosporiose?

Diversas práticas de controle podem ser adotadas para o manejo da cercosporiose. Uma delas é o uso de semente certificada e tratada com fungicidas. Também se devem empregar mudas sadias, evitar o cultivo em áreas próximas que se tenha a cultura e/ou acelga.

O que causa a cercosporiose no café?

Mancha de olho pardo ou Cercosporiose é uma doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola BerK. & Cooke, fungo necrotrófico, que invade as células e as matam, nutrindo-se das mesmas.

Por que o excesso de potássio aumenta a incidência da cercosporiose no cafeeiro?

Atingido o suprimento ótimo de potássio para o crescimento das plantas, não há mais incremento na resistência com o aumento de doses. Acima da dose de equilíbrio, em trabalhos com solução nutritiva e no campo, observou-se aumento na cercosporiose provavelmente devido à competição do K+ com os cátions Ca2+ e Mg2+.

O que causa a cercosporiose?

Ela é uma doença causada pelo fungo Cercospora coffeicola BerK. & Cooke, fungo necrotrófico, que invade as células e as matam, nutrindo-se das mesmas.

Qual veneno para Cercospora?

Fotos

Produto Empresa
Abacus HC Abacus HC Epoxiconazol, Piraclostrobina
Airone Airone Equivalente em cobre metálico, Hidróxido de cobre, Oxicloreto de cobre
Alterne Alterne Tebuconazol
Amistar WG Amistar WG Azoxistrobina

Como controlar a Phoma?

Como controlar a doença: O controle da mancha-de-phoma, antes de tudo, deve ser preventivo, evitando assim a instalação de lavouras em áreas sujeitas a ventos fortes e frios, e considerando que a implantação do cultivo em localidades com altitude superior a 1000 m está sujeita a uma maior incidência de Phoma.

O que causa antracnose?

A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, uma das principais doenças das regiões tropicais do Brasil, incluindo o Cerrado Brasileiro e a região do MaToPiBa. No sul do Brasil, em safras chuvosas também tem se destacado como um grande desafio ao manejo.

Quais são os fungicidas mais eficientes no manejo de Cercospora na cultura do cafeeiro?

Os triazóis aplicados na parte aérea: epoxiconazol, ciproconazol, tetraconazol, a mistura epoxiconazol + piraclostrobina e o carbendazim são eficientes para o controle da cercosporiose do cafeeiro.

O que é a cercosporiose?

A cercosporiose, também conhecida como olho pardo, mancha circular, mancha parda ou olho de pombo, é uma das doenças mais antigas nas Américas, tendo sido relatada no Brasil em 1887.

Como identificar Cercospora?

Danos: Os sintomas característicos da doença são manchas foliares necróticas e coalescentes, e colapso das folhas, que caem no chão, mas não se destacam da coroa. Os sintomas ocorrem nas folhas mais velhas, sendo que as folhas centrais e mais jovens são menos atacadas ou podem aparecer livres de sintomas.

Quais os sintomas e a forma de controle da cercosporiose?

Cercosporiose: sintomas Os sintomas da doença caracterizam-se pelo tom castanho e aspecto linear retangular das lesões que, na maioria das vezes, são definidas pelas nervuras, sob condições de alta umidade relativa, ocorre esporulação, que dá às lesões a coloração acinzentada.